Ainda possui Windows 7 e 2008? Então leia esse artigo!

windows7-windows-server-2008-rip

Por Gabriel Reche

Após mais de uma década de seus lançamentos, o Windows 7 e o Windows Server 2008 não são mais suportados pela Microsoft, a vida útil dos produtos em questão expirou no dia 14 de janeiro de 2020 mas mesmo assim ainda existem empresas que mantém estes sistemas operacionais a todo vapor em suas operações. Neste artigo falarei um pouco sobre os riscos que você incorre ao manter ambientes com estes sistemas em funcionamento.

Ainda estou executando o Windows 7 ou Server 2008: O que isso significa para mim?

Se “On Premisses”, após a data limite, seus computadores deixaram de receber atualizações e patches de segurança da Microsoft, gerando assim falhas no sistema e na segurança dos dispositivos, em suma qualquer falha grave descoberta após janeiro de 2020 não foi corrigida.
Se você continuou a usar o Windows 7 ou Windows Server 2008 após o (EOL) fim da vida destes produtos, você está vulnerável a riscos de segurança, e as implicações para as empresas podem ser grandes, visto que sistemas defasados são um prato cheio para hackers, que aproveitam destas brechas.
Se você investiu muitos recursos de segurança para proteger seu negócio e seus ativos, não acha que seria uma tolice manter sistemas vulneráveis e ser hackeado por que você está operando seu negócio em software que estão desatualizados?

Quais são as opções que tenho para resolver este problema?

customer-options-microsoft

1) Manter do jeito que está

Há a opção de compra de 3 anos de suporte estendido no caso do Windows server 2008, entretanto, considerando os riscos de segurança e alta manutenção ao permanecer em um Sistema operacional tão antigo, migrar para a versão mais recente do Windows é extremamente pertinente.

2) Atualização “In Place”

Também é uma opção, a atualização para uma versão mais nova do Windows Server na mesma máquina, entretanto vale aqui um estudo do ambiente, pois alguns hardwares mais antigos podem não ser compatíveis com o novo sistema operacional, o que implica na impossibilidade de migração.

3) Nuvem Azure

Uma das opções para servidores seria a migração do Windows Server 2008 para o ambiente Cloud Azure com a extensão de 3 anos de suporte de forma gratuita.

Esta opção é a melhor para empresas que desejam um ambiente de baixo custo em comparação com o “on-premise”, visto que licenças são “embutidas” no consumo por hora de cada máquina virtual podendo ser desligadas no caso de inutilização.

Sem dúvidas uma grande ajuda, para quem não consegue por exemplo adaptar sua aplicação para ser hospedada em um Sistema Operacional mais novo.

Conclusão

Com o fim do suporte ao Windows Server 2008 e Windows 7, recomendamos, a atualização dos ambientes para novas versões on-premise ou Cloud a fim de manter a segurança e conformidade de seu ambiente empresarial. Pois, ficar exposto a riscos de invasão, ransomware ou outro ataque cibernético, poderá levar a parada de seu negócio, a perda de dados, e o pior sua reputação.
Caso tenha maiores dúvidas, entre em contato com a Wtsnet que nossa equipe poderá auxiliá-lo fazendo uma melhor avaliação do seu cenário e indicando a melhor solução para a sua empresa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS