- +55 11 2090 1420
- contato@wtsnet.com.br
- Suporte
Por Victor Matsumoto
Em tempos de pandemia do Coronavírus, o trabalho remoto parece ser o ponto de equilíbrio entre bem estar pessoal e a necessidade de empresas produzirem seus produtos e serviços, o risco de ser infectado ao se deslocar nesses tempos, é maior do que ontem e a tendência é que a cada dia a situação seja mais desafiadora.
Se considerarmos dados de nações que já passaram por estágios de infecção do Covid-19 semelhantes aos nossos, vemos que a tendência é termos um aumento das infecções, o que faz com que tenhamos que tomar medidas drásticas, sendo a principal a quarentena de pessoas em suas casas.
Atualmente a tecnologia pode nos ajudar a reduzir este impacto na força de trabalho das empresas, fazendo com que consigamos exercer muitas de nossas funções, mesmo não estando fisicamente no escritório, e uma destas tecnologias com o advento da nuvem vem sendo muito difundida é o Windows Virtual Desktop (WVD).
O WVD é um serviço de virtualização de desktops e aplicativos executado na nuvem Azure. Ele inclui o Office 365 ProPlus e funciona baseado em consumo, o WVD permite que você traga sua própria imagem do sistema operacional e execute quantos pools de desktop Windows personalizados forem necessários para acomodar os usuários.
Pode-se configurar um pool de sessões genéricas compartilhadas para aqueles que precisam de uma área de trabalho básica que não consome tantos recursos, ou então disponibilizar a cada usuário máquinas virtuais dedicadas com gestão de memória e cpu apartadas com dimensionamento automático no caso de necessidade de expansão e diminuição do pool.
A solução pode fornecer uma experiência RDS mais tradicional (Windows 10 por exemplo) como recurso do Azure, oferecendo mais flexibilidade para aplicações e sistemas legados. Na prática, os usuários se conectam ao WVD por meio da ferramenta RDP incorporada ou de um simples cliente da Web baseado em HTML5, o que a torna uma solução extremamente flexível e passível de funcionamento até com mini PC’s ou raspbery Pis.
Baseando-se em um sistema operacional cliente, a compatibilidade com aplicativos de linha de negócios do Windows não é um problema, desde que os aplicativos para Windows 10 ou 7 seja suportado.
WVD é uma solução como serviço verdadeiramente escalável que permite liberar o tempo do time de TI para tratar o que importa nos negócios em vez de gastar horas e horas na engenharia e tempo de manutenção em uma implementação de servidores locais que atendam às necessidades. Isso sem mencionar a grande economia de custos.
A segurança, cada vez mais importante é outro diferencial essencial, com a integração dos recursos ao Microsoft 365, pode-se configurar acesso condicional e prevenção contra perda de dados.
A solução tem muitos aspectos positivos e é um substituto para aqueles que usam os Serviços de Área de Trabalho Remota local ou mesmo estações on-premisses. O WVD simplifica o licenciamento e a implantação de áreas de trabalho virtuais no Azure. Como muitas organizações estão adotando o Microsoft 365 e o Azure, é uma maneira natural e de custo relativamente baixo implantar uma solução de VDI simples, com desktops e aplicativos na nuvem.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS