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Você com certeza já ouviu falar sobre VoIP e Telefonia IP, mas é bem possível que você considere que se trata da mesma coisa, afinal, muitas das vezes, esses termos são utilizados para referir-se à ambos como se fossem o mesmo, no entanto, existem diferenças entre os dois.
Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, muitas empresas têm buscado soluções baseadas em IP – Internet Protocol (Protocolo de Internet) para reduzir custos e aumentar a produtividade operacional, por isso, neste artigo explicaremos do que se trata cada um dos termos e como essas soluções estão cada vez mais sendo usadas no dia a dia das corporações.
VoIP é um acrônimo de “Voice Over IP”, que em português pode ser traduzido como “Voz sobre IP”. Esta tecnologia usa o ATA (adaptador de telefone analógico) que transforma o sinal analógico em sinal digital, permitindo que a transmissão seja feita pela internet.
Utilizando de um link de dados, o usuário ou a empresa pode efetuar ligações ou recebe-las através de um computador ou notebook e a maior vantagem da tecnologia VoIP, é que há fornecedores que disponibilizam a mesma tecnologia para dispositivos móveis, onde é preciso instalar o software no aparelho, podendo efetuar ligações ou receber através do pacote de dados 3G/4G ou até mesmo Wi-Fi.
A Telefonia IP por sua vez, é um termo mais amplo que envolve equipamentos próprios e tecnologias de redes que utilizam o IP para se conectar diretamente às redes, permitindo a transferência não só de voz mas também de dados, desta forma, os telefones passam a oferecer acesso à internet, e-mail, imagem, vídeo, entre outros.
Hoje em dia, muitas empresas estão utilizando sistemas de telefonia IP, muitas vezes chamado de PABX IP, e que utilizam o protocolo da Internet para substituir os sistemas telefônicos tradicionais nos escritórios, que baixam custos e aumentam a produtividade da equipe de trabalho, proporcionando não só ligações, mas também videoconferências e funções avançadas como chats de atendimentos aos clientes.
Tanto o VoIP, quanto a Telefonia IP, podem ser opções interessantes para uma organização. Enquanto o primeiro proporciona uma redução nos custos com suas ligações, além de ser uma ótima solução para usuários que procuram alternativas para realizar chamadas para qualquer lugar do mundo, o segundo, o PABX IP, já é uma solução corporativa que atende a rede completa de telefonia, atendendo toda a infraestrutura tecnológica da empresa.
A Wtsnet tem parceria com a 3CX, um sistema de telefonia IP de padrões abertos que elimina a necessidade do hardware tradicional de PBX, já que é baseado em software e proporciona comunicações unificadas completas de maneira muito fácil e com gerenciamento simples e instalação e manutenção descomplicadas, podendo ser feitos desde um aparelho, em seus próprios servidores ou em sua conta na nuvem.
Atua na área suporte técnico a clientes, desenvolvendo atividades na área de infraestrutura, segurança, telefonia e cloud. Atua em projetos de implantação de firewalls, Office365 e telefonia VoIP, possuindo certificações nestas áreas.
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