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Por Gabriel Reche Ferreira
Em 2020, após ascensão do número de infectados pelo COVID-19, muitas empresas se viram obrigadas a adaptar seu modo de trabalho rapidamente. A migração para o home office e o reestabelecimento de toda operação de forma remota se tornou prioridade, o que resultou no abandono da gestão que se tinha antes de forma central no escritório. O desafio que surgiu após todo este movimento foi elaborar formas de como administrar e dar suporte a usuários geograficamente dispersos, cada um em sua casa, e nesta missão, o Solarwinds RMM se tornou peça-chave na gestão remota dos dispositivos de muitas empresas.
Neste artigo, falaremos sobre esta ferramenta que pode ajudar a executar o trabalho de administração de forma simples, sem necessidade de se investir em infraestruturas on premisses, nos acompanhe!
O Remote Monitoring and Management (RMM) é uma poderosa ferramenta que foca em centralizar diversas tarefas administrativas e de suporte em uma única console, que pode ser acessada há qualquer momento pela web.
Com ela é possível monitorar todos os dispositivos que estão cadastrados na sua rede, sejam eles: desktops, notebooks, servidores e até mesmo dispositivos móveis, e o melhor, tudo separado por unidade, escritórios ou departamentos que porventura sua empresa venha a ter. Abaixo listo outros pontos importantes:
Uma das principais funções do RMM é monitorar as máquinas por meio de um agente instalado nos devices, que possui a função de integrar todas as funcionalidades da ferramenta como: relatório de inventário, alertas automatizados, gerenciamento de patches e acesso remoto para que, se algo sair da sua normalidade, o técnico tenha acesso imediato ao dispositivo pela própria console de gerenciamento.
Pela console do RMM é possível executar e agendar diversas tarefas de monitoramento de eventos na máquina, como erro de logon, verificação de disco ou até mesmo se o antivírus foi desabilitado. Tarefas que podem ser automatizadas para que a TI apenas cuide dos alertas assim que ocorrer um problema.
O gerenciamento de patches é um diferencial do RMM, esta feature realiza de forma automatizada a aplicação de patches de atualização de aplicativos e drivers.
Isso ajuda a evitar que a TI precise efetuar verificações manuais nas máquinas dos usuários que estão em diversos ambientes neste momento. Importante frisar que diferentemente de soluções gratuitas como o WSUS este sistema faz a gestão e aplicação de patches de softwares de terceiros, como Adobe, Java etc.
Outro ponto que devemos frisar é as duas opções de configuração do repositório dos patches, podemos tanto manter o repositório apontado externamente (base RMM) ou configurar para um armazenamento local onde em grandes ambie
O gerenciador de Script é uma das ferramentas incluídas no RMM, esta feature realiza de forma automatizada tarefas de instalação e configuração de aplicativos remotamente através Script, as tarefas de aplicação podem ser programadas e monitoradas pelo administrador através da console RMM, assim reduzindo sua interação e facilitando implantações de novos softwares.
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