Plataforma Web App: Sua aplicação na nuvem

O Serviço de Aplicativo (PaaS) é um ambiente de implantação e desenvolvimento dentro da nuvem que fornece desde aplicativos simples, até aplicativos mais complexos, com habilitação para a nuvem. Ele é projetado para suportar o ciclo de vida completo de aplicativos da Web desde construção, homologação, produção, gerenciamento e update. 

A plataforma inclui uma infraestrutura completa de servidores, armazenamentos, redes e ferramentas de desenvolvimento, como BI (Business Intelligence Services), sistemas de gerenciamento de banco de dados, etc. Uma plataforma completa é oferecida em PaaS na qual o cliente pode hospedar seus aplicativos sem a necessidade de se preocupar sobre a manutenção dos servidores físicos e seus sistemas operacionais. No entanto, os serviços de PaaS permitem realizar otimizações no que foi implementado para decidir se deseja ampliá-lo ou diminuí-lo, dependendo do tráfego recebido pelo aplicativo. 

O Microsoft Azure oferece um serviço chamado Web App com base em HTTP para hospedagem de aplicativos Web, APIs REST e back-ends. Nele, você pode desenvolver usando sua tecnologia de preferência, seja .NET, .NET Core, Java, Ruby, Node.js, PHP ou Python. Desta forma, os aplicativos podem ser operados e dimensionados com facilidade em ambientes baseados no Windows e no Linux.

Há mais pontos positivos, além da hospedagem do seu aplicativo na plataforma, podemos elencar outros recursos como segurança, balanceamento de carga, dimensionamento automático e gerenciamento automatizado. É possível aproveitar seus recursos ou capacidade de DevOps, como implantação contínua desde o Azure DevOps, GitHub, Hub do Docker e outras fontes, gerenciamento de pacote, ambientes de preparo, domínio personalizado e certificados SSL. 

No Azure, você é cobrado somente pelos recursos de computação que utilizar. Os recursos de computação são determinados pelo Plano do Serviço de Aplicativo no qual os aplicativos são operados.

RMM

Por que utilizar o Serviço de Aplicativo?

Utilizar o Web App oferece algumas facilidades, confira alguns dos principais pontos e recursos do serviço:

Variedade de linguagens e estruturas

O Serviço de Aplicativo têm suporte de primeira classe para ASP.NET, ASP.NET Core, Java, Ruby, Node.js, PHP ou Python. Você também pode executar o PowerShell e outros scripts ou executáveis como serviços em segundo plano.

Otimização com DevOps

Configure a integração e implantação contínuas com o Azure DevOps, o GitHub, o Hub do Docker. Promova atualizações por meio de ambientes de preparo e teste. O gerenciamento de aplicativos no Serviço de Aplicativo pode ser feito com o Azure PowerShell ou a CLI. 

Escala global com alta disponibilidade

Escale verticalmente ou horizontalmente de forma manual ou automática. Hospede os aplicativos em qualquer lugar na infraestrutura de datacenter global da Microsoft, e o SLA do Serviço de Aplicativo promete alta disponibilidade. 

Segurança e conformidade

O Serviço de Aplicativo está em conformidade com ISO, SOC e PCI. Autentique usuários com o Azure Active Directory ou com logon social (Google, Facebook, Twitter e Microsoft). Crie Restrições de endereço IP e gerencie identidades de serviço e acesso.

Integração do visual Studio

Ferramentas dedicadas no Visual Studio simplificam o trabalho de criar, implantar, depurar e gerenciar.

Recursos móveis e de API

O Serviço de Aplicativo fornece suporte pronto para uso ao CORS para cenários de API RESTful e simplifica os cenários de aplicativos móveis permitindo autenticação, sincronização de dados offline, notificações por push.

Código sem servidor

Execute um snippet de código ou um script sob demanda sem a necessidade de provisionar explicitamente ou gerenciar a infraestrutura, e pague somente pelo tempo de computação usado pelo seu código.

Conclusão

O principal benefício do uso de PaaS é seu modelo de faturamento de serviços, isto é, é cobrado apenas o que é usado. O PaaS fornece tanto o ambiente de hardware, quanto a infraestrutura de software, sem a necessidade de investir em hardware e software local, gerando economias de custo significativas. 

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Picture of Johnny Hudaba

Johnny Hudaba

Responsável pela arquitetura de soluções e pela gestão dos serviços providos pela Wtsnet, com 35 anos, tem passagem por empresas como Microsoft, Dell, Brasoftware e Consultorias de Tecnologia e Segurança, tendo gerido e implementado projetos em grandes empresas. Detém certificações técnicas e gerenciais, e atualmente trabalha no design de soluções na área de Cloud, Devops e Segurança, utilizando metodologia Ágil. Também entusiasta de Astronomia, Filosofia e Artes, desenvolve cada uma dessas áreas como seus hobbies.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS