Microsoft Remote Connectivity Analyzer: O que é e como usar?

Microsoft Remote Connectivity Analyzer

Ricardo Mattos

Por conta de problemas de conectividade com servidor de e-mail, Office 365, Teams, entre outros, a Microsoft criou o Remote Connectivity Analyzer, uma ferramenta que ajuda a solucionar problemas de conectividade remota em ambientes Microsoft, e é uma ótima opção para administradores de sistemas fornecendo informações detalhadas sobre as conexões de rede e ajudando a identificar problemas de forma mais rápida e eficiente.

O que é?

O Remote Connectivity Analyzer é uma ferramenta baseada em web que pode ser acessada a partir de qualquer navegador. Ele permite que você teste a conectividade remota com vários serviços da Microsoft, incluindo Exchange, Office 365, Skype for Business, Microsoft Teams, entre outros.

A ferramenta é útil para caso você tenha problemas de conexões de e-mail, mensagens instantâneas, videoconferência e muito mais. Ajudando a identificar problemas de configuração ou de rede, fornecendo informações detalhadas sobre o processo de conexão.

Por que usar?

Existem várias razões pelas quais você pode querer usar o Remote Connectivity Analyzer. Primeiro, ele é fácil de usar e acessível a partir de qualquer navegador. Em segundo lugar, ele é uma ferramenta gratuita que pode ajudar a reduzir o tempo gasto na solução de problemas de conectividade. Sabemos a importância de identificar o problema com velocidade na hora de agir com a solução, com essa ajuda você otimiza tempo e consegue agir com mais precisão.

Como usar?

Para utilizar o Remote Connectivity Analyzer, siga esses passos simples:

Microsoft Remote Connectivity Analyzer
  • Insira suas credenciais de usuário e outras informações necessárias, como o endereço de e-mail que deseja testar.
  • Selecione o tipo de teste que deseja realizar.
Microsoft Remote Connectivity Analyzer
  • Clique em “Iniciar teste” para iniciar o teste.
Microsoft Remote Connectivity Analyzer
  • Aguarde enquanto a ferramenta executa o teste e apresenta os resultados.
  • Analise os resultados do teste para identificar quaisquer problemas ou erros que possam ter sido encontrados e tomar as medidas necessárias para corrigi-los.
  • Repita o processo, se necessário, para testar outros serviços ou conexões.
Microsoft Remote Connectivity Analyzer

Sobre os testes

O Remote Connectivity Analyzer fornece uma ampla variedade de testes de conectividade remota para ajudar a identificar problemas com os serviços da Microsoft. Alguns testes que podem ser realizados incluem:

Testes para Office 365:

  • Conectividade do Outlook: verifica se o Outlook pode se conectar ao Office 365 e acessar o email.
  • Migração do Exchange Online: verifica se uma migração de Exchange local para o Exchange Online pode ser realizada com sucesso.
  • Colaboração do Skype for Business: verifica se o Skype for Business pode ser usado para colaboração, como mensagens instantâneas e videoconferência, no ambiente do Office 365.

Testes para Exchange Server:

  • Conectividade do Exchange Web Services: verifica se o Exchange Web Services está funcionando corretamente.
  • Conectividade do ActiveSync: verifica se o ActiveSync está configurado corretamente.

Testes para Microsoft Teams:

    • Integração do Teams Exchange: esse teste verifica se a integração do Microsoft Teams com o Exchange está funcionando corretamente. O teste verifica se é possível enviar e receber emails e se as atualizações de calendário são sincronizadas corretamente entre o Microsoft Teams e o Exchange.
    • Gravação de reunião do Teams: esse teste verifica se a gravação de reuniões do Microsoft Teams está funcionando corretamente. O teste verifica se a gravação da reunião é iniciada corretamente e se a gravação é salva e reproduzida corretamente.
    • Entrada no Teams: esse teste verifica se é possível entrar no Microsoft Teams. O teste verifica se o login é autenticado corretamente e se o usuário tem acesso ao Microsoft Teams.

    Esses testes ajudam a identificar problemas com os serviços da Microsoft, facilitando a solução de problemas pelo administrador.

Message Analyzer:

Além disso, o Remote Connectivity Analyzer oferece o Message Analyzer, um recurso que ajuda a analisar emails para identificar problemas de entrega ou configuração. O Message Analyzer permite inserir cabeçalhos de e-mail e verificar roteamento, filtragem ou problemas de entrega.

Microsoft Remote Connectivity Analyzer
Microsoft Remote Connectivity Analyzer

Conclusão

A Microsoft pensa tanto no cliente final quanto no suporte de suas aplicações e por isso da criação dessa valiosa ferramenta para administradores de sistemas que trabalham seus ambientes. Se você é um administrador de sistemas que lida com problemas de conectividade remota, o Remote Connectivity Analyzer é definitivamente uma ferramenta que você deve considerar usar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS

Quer saber ainda mais?

Entre em contato conosco!