- +55 11 2090 1420
- contato@wtsnet.com.br
- Suporte
Johnny Hudaba
Mostraremos neste artigo, quais os benefícios em hospedar o WordPress no Azure PaaS. No entanto, antes de darmos início ao artigo, precisamos informar o que é a plataforma PaaS no Microsoft Azure.
PaaS para aqueles que ainda não estão familiarizados com a nomenclatura, significa “Platform as a Service” ou seja, Plataforma como Serviço. Ela fornece aos desenvolvedores uma estrutura, software e ferramentas necessárias para criar aplicativos e/ou softwares, todos acessíveis pela internet.
Muitas vezes vistas como uma versão reduzida do IaaS (Infraestructure as a Service – infraestrutura como Serviço), a PaaS oferece aos seus clientes, acessos mais amplos a servidores, armazenamento e rede, todos gerenciados por um provedor terceirizado.
A entrega de PaaS é comparável aos métodos SaaS, com a principal diferença sendo que os clientes não podem acessar software on-line, mas uma plataforma on-line.
A PaaS fornece essa plataforma para os desenvolvedores de software criarem, permitindo que eles se concentrem no próprio software, em vez de quaisquer problemas externos.
As plataformas de PaaS são:
A PaaS é usada principalmente por desenvolvedores que estão criando software ou aplicativos.
Uma solução de PaaS fornece a plataforma para que os desenvolvedores criem software exclusivo e personalizável, o que significa que os desenvolvedores não precisam começar do zero ao desenvolver aplicativos – economizando tempo e dinheiro na escrita de código extenso.
PaaS é uma escolha popular para empresas que querem criar aplicativos exclusivos sem gastar uma fortuna ou assumir toda a responsabilidade. É semelhante à diferença entre contratar um local para fazer um show versus construir um para fazer um show.
O local permanece o mesmo, mas o que você cria naquele espaço é único.
Como o IaaS, existem certas desvantagens no uso de PaaS que as empresas devem estar cientes, incluindo:
Ao planejar a sua estratégia de otimização dos custos, um fator importante e deve ser analizado, é o custo de serviços como o Azure App Service.
As aplicações no Azure App Service são sempre executados em planos de App Service, suas funções também podem ser executados em um plano e tais planos, definem os recursos computacionais para as aplicações web, semelhantes a uma exploração de servidores no modelo de alojamento web padrão, onde é possível configurar diversas aplicações para serem executados no mesmo plano e recurso.
Cada plano do Serviço de Aplicativo em uma determinada região, define os recursos de computação que irão utilizar. Qualquer aplicativo no plano será executado com estes recursos da sua região, ou seja, os planos de serviço de aplicação definem a região, o sistema operacional, o numero e o tamanho da VM, e o seu preço.
A camada de preço de um plano de Azure APP determina os recursos e os custos disponíveis, suas opções depende do sistema operacional utilizado e são enquadradas da sua seguinte forma.
Essas camadas também fornecem diferentes recursos do Serviço de Aplicativo, incluindo domínios personalizados, certificados TLS/SSL, slots de implantação, dimensionamento automático, backup e integração com o gerenciador de tráfego, oferecendo mais recursos.
O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) de códio aberto usado por mais de 40% da Web para criação de sites, blogs e outros aplicativos, O WordPress pode ser executado em alguns serviços diferentes do Azure como AKS, VMs ou Serviços de Aplicativos,
E agora, demonstraremos como criar o seu ambiente através do Portal Azure::
2. Através da guia “Noções Básicas”, vá em “Detalhes do Projeto” e verifique se inseriu a sua assinatura Azure corretamente, escolha um grupo de recursos, mas caso não o tenha, crie um novo e logo após selecione a sua região.
3. Em “Detalhes da Hospedagem”, digite um nome global exclusivo para a sua aplicação web e logo após selecione o “S.O.” que deverá usar.
Depois, selecione o “Plano de Hospedagem”.
4. Em configurações do WordPress, digite um e-mail, um usuário e uma senha para o administrador global, lembrando que esta conta de e-mail deverá ser usada somente para realizar o login no portal administrativo do WordPress, sendo assim escolha com cuidado.
5. Selecionando a “Guia Avançada”, em configurações adicionais, escolha o idioma do seu site e o “Distribuidor de Conteúdo”, mas caso não esteja familiarizado com esta função, pode selecionar a opção “Desativado”.
6. Revise todas as informações das quais configurou para ter certeza que tudo está correto e logo após selecione a opção “Criar”.
7. Navegue até a URL do seu site e veja se a página irá executar conforme imagem abaixo, caso tenha alguma mensagem de erro, espere mais alguns minutos e tente novamente.
A Microsoft sempre está antenada no que está em melhor evidência no mercado e grande parte dos sites, blogs e aplicações que há pelo mundo são em WordPress, então porque não facilitar a vida dos desenvolvedores e criar um ambiente próprio para eles?
Com pensamentos assim que a Microsoft criou o WordPress como uma plataforma, ou seja, sem a necessidade de criar uma VM e hospedar todos os serviços necessários para subir a aplicação, facilitando a vida dos desenvolvedores, criando de forma simples e ágil o ambiente perfeito para o seu ambiente.
ÚLTIMOS ARTIGOS