- +55 11 2090 1420
- contato@wtsnet.com.br
- Suporte
Cristiano Ribeiro
O Azure WVD e o Windows 365 são soluções que trazem muitos benefícios para as empresas e entregam um resultado incrível, quando o assunto é computação em nuvem.
Nesse artigo, vamos descrever a diferença entre os dois serviços, a começar por essa tabela da Microsoft que ajuda a entender melhor cada um.
Uma plataforma de infraestrutura de desktop virtual (VDI) que oferece máquinas virtuais e aplicativos remotos com toda segurança e controle.
O Azure WVD pode ser instalado em várias sessões do Windows 10 Enterprise, Windows 7 Enterprise, Windows Server 2022, Windows Server 2019, Windows Server 2016 e Windows Server 2012 R2.
Sobre licenciamento do Azure WVD, a tabela mostra quais licenças são necessárias:
Fornece acesso remoto a aplicativos com muita segurança e agilidade para sua empresa. Melhora o gerenciamento de discos e otimiza os custos de infraestrutura, visando escalabilidade e redução de custos com licenças RDS.
Essa versão trabalha com dois métodos de configuração: compartilhada e individual.
O método compartilhado suporta multi-sessões, uma única máquina suporta vários usuários simultaneamente, enquanto o método individual é uma máquina dedicada a um único usuário.
Essa nova versão na nuvem traz uma experiencia incrível. Estão disponíveis duas versões: Enterprise e Business.
Na versão Enterprise, o acesso é canalizado em sua própria assinatura do Azure, permitindo que seus desktops virtuais tenham acesso a recursos de segurança na rede do Azure.
Possui suporte aos itens:
O licenciamento é por usuário, aplicado no Microsoft 365 com licença de Windows 365 e o valor pode variar de acordo com a máquina virtual selecionada.
Na versão Business, o acesso é gerenciado pelo usuário e é muito parecido com a versão virtual de um computador pessoal.
Não possui suporte aos itens:
Disponível nesta versão:
Novamente, o licenciamento é por usuário, aplicado no Microsoft 365 com licença de Windows 365 e o valor pode variar de acordo com a máquina virtual selecionada.
Recomendado para empresas com cerca de 100 Desktops ou mais e que desejam flexibilidade e gerenciamento. Benefício de economia de custos e a capacidade de usar várias sessões do Windows.
Recomendado para todo tipo de empresa que controla o acesso a rede e possui um gerenciamento centralizado. Os custos são fixos por mês e por usuário devido a sua previsibilidade.
Recomendado para pequenas empresas que desejam custo mais baixo e fixo por mês, e não necessita de gerenciamento centralizado.
Olhando pela simplicidade, podemos dizer que ambas são idênticas, porém, no Windows 365 é possível evitar o gerenciamento de infraestrutura e plataforma já que a entrega é SaaS (Software-as-a-Service) e quem se preocupa com isso é a Microsoft.
Já o Azure WVD, existe a necessidade de gerenciamento da infraestrutura e plataforma para que ocorra a conexão dos usuários e a solução é entregue como IaaS (Infrastructure-as-a-Service).
Independente da escolha, a solução atenderá o seu negócio dependendo apenas da necessidade. Ambas trabalham com segurança em nuvem e trazem experiências fantásticas aos usuários. Vale o investimento pela sua flexibilidade ou previsibilidade.
ÚLTIMOS ARTIGOS