Azure AD Connect 2.0 vs 1.0 – Diferenças

Azure AD Connect 2Va

Cristiano Ribeiro

O Azure AD Connect é uma ferramenta da Microsoft criada para centralizar as identidades hibrida, ela fornece alguns recursos tais como:

Essa versão criada no início é a 1.0 e foi evoluindo e se atualizando por anos e sempre a Microsoft lança novas correções e ajustes em suas versões para melhoria do produto e novas funcionalidades.

A versão 2.0 veio para resolver alguns pontos e facilitar o uso da ferramenta. Abaixo vamos conferir algumas diferenças entre as versões 1.0 e 2.0.

Azure AD Connect 2V

Principais diferenças entre o Azure AD Connect 1.0 e 2.0

LocalDB do SQL Server 2019:

A versão anterior utilizava o SQL Server 2012, a versão mais atual é utilizada com a versão mais recente do SQL server 2019, que promete estabilidade e desempenho aprimorados e tem várias correções de bugs.

Biblioteca de autenticação MSAL:

A versão anterior utilizava a biblioteca de autenticação ADAL e a versão nova utiliza a versão MSAL, que é uma biblioteca de autenticação da Microsoft que permite que os desenvolvedores adquirem tokens da plataforma de identidade da Microsoft para autenticar usuários e acessar APIs web seguras.

TLS 1.2:

As versões TLS 1.0 e TLS 1.1 são protocolos considerados não seguros e a Microsoft está substituindo. Essa nova versão do AD Connect 2.0 vem como padrão a versão TLS 1.2.

Não há suporte para Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2:

O SQL Server 2019 requer pelo menos a versão Windows Server 2016. Como a nova versão do AD Connect executa em cima do SQL Server 2019, precisamos pelo menos da versão do sistema operacional 2016 server.

PowerShell 5.0:

Essa nova versão do AD Connect contém vários cmdlets que exigem o PowerShell 5.0, por esse motivo o PowerShell 5.0 é um requisito para nova versão do AD Connect 2.0.

Mais sobre o AD Connect 2.0:

  • Você pode atualizar a versão 1.0 para versão 2.0 seguindo uma estratégia de migração e requisitos;
  • Você pode exportar a configuração atual da versão 1.0 e importar na versão 2.0;
  • Não há uma atualização automática para essa versão;
  • Necessita atualizar a versão do SQL Server 2012 para a versão 2019;

Conclusão

A versão 2.0 está se preparando para novos recursos e novas funcionalidades e acima de tudo muito mais segura com novos protocolos e muito mais desempenho com o novo SQL Server 2019. Migrar para esta nova versão é altamente recomendável, por isso, é essencial buscar a atualização o mais rápido possível para obter esses novos protocolos de segurança.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS

Quer saber ainda mais?

Entre em contato conosco!