- +55 11 2090 1420
- contato@wtsnet.com.br
- Suporte
Marcio Dearo
Cloud computing é a tecnologia que permite acessar recursos de computação, armazenamento, rede e software pela internet, sem a necessidade de investir em infraestrutura física própria. Com o cloud computing, você pode reduzir custos, aumentar a eficiência, a escalabilidade e a segurança dos seus dados e aplicações.
Mas como começar a usar o cloud computing na sua empresa? Uma das melhores opções é o Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft que oferece uma variedade de serviços e soluções para atender às suas necessidades. Neste artigo, vamos apresentar 5 formas de introduzir a sua empresa ao cloud computing usando o Azure.
O Active Directory é o serviço de identidade e acesso da Microsoft, que permite gerenciar os usuários, grupos, dispositivos e políticas de segurança da sua organização. Com o Active Directory em Azure, você pode integrar o seu domínio local com a nuvem, sincronizando os dados e as credenciais dos seus usuários. Assim, você pode aproveitar os benefícios do cloud computing, como a autenticação multifator, o gerenciamento de dispositivos móveis, o acesso condicional e a proteção de identidade, economizando inclusive com licenciamento.
O File Server é o serviço de armazenamento de arquivos da Microsoft, que permite criar e gerenciar compartilhamentos de arquivos na nuvem. Com o File Server em Azure, você pode migrar os seus arquivos locais para a nuvem, mantendo o acesso e as permissões dos seus usuários. Assim, você pode economizar espaço e recursos no seu servidor local, além de garantir a disponibilidade, a durabilidade e a redundância dos seus arquivos. O Azure possui diferentes formas de fornecer este serviço, passando por máquinas virtuais com disco virtual vinculado até soluções mais robustas com Azure Files e Azure File Sync e todas agregam e simplificam a operação de sua empresa.
O Backup é o serviço de backup e restauração da Microsoft, que permite proteger os seus dados contra perdas acidentais ou maliciosas. Com o Backup em Azure, você pode fazer backup dos seus dados locais na nuvem, escolhendo a frequência, a retenção e o local de armazenamento dos seus backups. Assim, você pode recuperar os seus dados facilmente em caso de desastres ou incidentes. O ASR (Azure Site Recovery) é o serviço de recuperação de desastres da Microsoft, que permite replicar os seus servidores locais ou na nuvem para uma região secundária do Azure. Com o ASR em Azure, você pode manter a continuidade dos seus negócios em caso de falhas ou interrupções nos seus servidores primários. Assim, você pode minimizar o tempo de inatividade e o impacto nos seus clientes.
O SQL Server é o sistema gerenciador de banco de dados relacional da Microsoft, que permite armazenar e manipular dados estruturados. Com o SQL Server em Azure, você pode migrar os seus bancos de dados locais para a nuvem, escolhendo entre diferentes opções de serviço: SQL Server em uma VM do Azure (IaaS), Instância Gerenciada do SQL do Azure (PaaS) ou Banco de Dados SQL do Azure (PaaS). Assim, você pode aproveitar os benefícios do cloud computing, como a escalabilidade, a performance e a segurança dos seus bancos de dados, gerando economia e eficiência, visto que a capacidade será aderente à necessidade contratada com custos aderentes.
Se você tem servidores locais que executam sistemas operacionais antigos que não recebem mais suporte da Microsoft, como Windows Server 2012 ou 2012 R2 , você pode migrá-los para o Azure usando ferramentas de migração . Assim, você pode estender o ciclo de vida dos seus servidores por mais três anos com as Atualizações de Segurança Estendidas do Azure, além de reduzir os riscos de vulnerabilidades e ataques cibernéticos.
Essas são apenas algumas das formas de introduzir a sua empresa a cloud computing usando o Azure. Existem muitas outras possibilidades e vantagens que o Azure pode oferecer para o seu negócio. Se você quiser saber mais sobre o Azure e como ele pode ajudar a sua empresa a se transformar digitalmente, entre em contato conosco hoje mesmo!
ÚLTIMOS ARTIGOS