Sophos revela principais previsões de ameaças de segurança cibernética para 2023

Segurança Cibernética

A Sophos revelou recentemente as suas principais previsões de cibersegurança para 2023, através do seu relatório “Sophos 2023 Threat Report”. Para este ano, as principais preocupações giram em torno da guerra na Ucrânia, “cibercrime como serviço”, fraudes com criptomoedas, fraudes, ransomware e roubos de dados. Confira abaixo cada um dos pontos em detalhes.

Guerra na Ucrânia

A Sophos destaca que o cenário continua preocupante na Ucrânia em matéria de ameaças cibernéticas, causando perturbações menos generalizadas mas significativas no mundo Ocidental. Como é apontado, a inquietação, desinformação e disrupção também surgem neste cenário. É esperado que a Rússia continue a lançar ataques cibernéticos à Ucrânia, focando setores como a energia. É possível também que surjam tentativas de ataques direcionados em outros países para aumentar o custo do apoio à Ucrânia para países ocidentais”.  Como o marco de um ano de guerra se aproxima, é possível que os cibercriminosos russos utilizem essa data simbólica como um momento de aumento conjunto dos ataques.

“Cibercrime como Serviço”

A indústria do “Cibercrime como Serviço” atingiu um novo nível de comercialização e mercantilização, facilitando a entrada aos interessados em cibercrimes. Cada etapa da cadeia de ataque — da infecção inicial até à fuga à deteção — está agora disponível “como serviço”, ou seja, não apenas o Ransomware-as-a-Service (RaaS), mas todos os aspectos do cibercrime. Desta forma, ferramentas e táticas avançadas que antes estavam apenas disponíveis para os agentes mais sofisticados, estão agora acessíveis a qualquer pessoa. 

À medida que a economia do cibercrime amadurece, surge um mercado diversificado, robusto e crescente para compra e venda de dados roubados, informações de acesso inicial, malware e muito mais – outra tendência que continuará a reforçar-se.

Fraudes com criptomoedas

As organizações criminosas vão continuar a adaptar e alterar as fraudes com criptomoedas, à medida que lutam para continuar a crescer e a manter o seu fluxo de receitas – e, assim sendo, tentarão chegar também a cada vez mais pessoas. É também importante ter em conta que, embora falemos no geral de fraude com criptomoedas, a parte “cripto” é quase secundária: é um dos muitos veículos financeiros possíveis que os impostores podem utilizar.

Ransomware

Embora tenha havido alguma interrupção de grupos de ransomware no ano passado, graças a (entre outras razões) agitação geopolítica e processos ocasionais, novos grupos surgiram dos antigos, e a atividade de ransomware continua sendo uma das ameaças de cibercrime mais difundidas para as organizações. Os operadores de ransomware continuam a desenvolver suas atividades e mecanismos, tanto para evitar a detecção quanto para incorporar novas técnicas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

ARTIGOS RELACIONADOS

[3cx-clicktotalk id=”3951″ title=”Chat ao Vivo”]

Copyright © 2019 – Wtsnet Empowering with Technology