Load Balance: os 3 mais utilizados do Azure

Azure Load Balance

João Pedro Fogaça

Com a demanda excessiva de acesso ao seu ambiente de rede, site ou aplicação, o Azure fornece os melhores balanceadores de carga (Load Balance), trazendo facilidade ao implantar já que se opera em nuvem.

Neste artigo, vamos apresentar os três balanceadores de carga do Azure mais utilizados do mercado.

1. Gerenciador de Tráfego (Traffic Manager)

Load Balance Azure

O Gerenciador de Tráfego do Azure é um serviço/software que permite controlar a distribuição do tráfego de usuários do seu site ou serviço Web em vários “endpoints” hospedados. Ao usar o Gerenciador de Tráfego do Azure, você pode criar uma estrutura hierárquica de “endpoint” que reflete sua configuração do mundo real e, ao mesmo tempo, fornece melhorias automáticas de “failover” junto com a alta disponibilidade.

No gerenciador de tráfego são usados quatro perfis de roteamento de acordo com a proposta e o cenário de seu ambiente, são esses perfis:

  • Prioridade;
  • Ponderada;
  • Desempenho;
  • Geográfico;

Com ele seu pool de servidores nunca terá uma carga alta de rede, de acordo com a disponibilidade configurada, o acesso é constante e otimizado, ótimo para site de compras por exemplo.

2. Gateway de aplicativo (Application Gateway)

Um gateway de aplicativo é um tipo de serviço em nuvem que fornece um único ponto de entrada (SPOE) para aplicativos. Também é conhecido como controlador de entrega de aplicativos (ADC). Um ADC equilibra a carga, descarrega a criptografia/descriptografia SSL e fornece outras funções de segurança. 

O gateway de aplicativo oferece recursos como: Firewall de aplicativos da web (WAF), Descarregamento de SLL e Roteamento baseado em caminhos de URL.

Existem 2 formas de roteamento que são conhecidas como:

Path-based Routing

Load Balance Azure

Com esse tipo de roteamento do balanceador podemos distribuir arquivos ou blobs para diferentes pools de servidores, com base no seu pedido inicial e seu destino, no exemplo acima mostramos o site contoso.com buscando imagem ou vídeo do pool de servidores onde cada um designa sua função.

Multiple-Site Routing

Load Balance Azure

Com esse tipo de roteamento do balanceador podemos distribuir as requisições divididos por sites, conforme mostrado acima, além de acessar um pool de servidores, pode também acessar um aplicativo web de acordo com a requisição inicial dos usuários.

3. Front Door do Azure

Load Balance Azure

O Azure Front Door é um gerenciador de tráfego global baseado em nuvem que permite criar um único endpoint público para seus aplicativos Web. Ao usar o Azure Front Door, você pode melhorar o desempenho e a disponibilidade de seus aplicativos Web roteando o tráfego pela rede distribuída globalmente do Azure. Além disso, o Azure Front Door fornece recursos de segurança integrados, como terminação SSL e proteção contra DDoS, para ajudar a manter seus aplicativos web protegidos contra-ataques.

Com esse serviço garanta sempre a alta disponibilidade de seus aplicativos e em conjunto com a segurança do mesmo, fornecendo restrição para ataques, como o próprio nome diz, o papel do front Door sempre será o seu guerreiro de linha de frente, designando as funções e requisições e protegendo de ataques externos.

Conclusão

Com esses três grandes balanceadores de carga (load balance) podemos com fácil definição bater o martelo no qual usar de acordo com seu ambiente e o cenário e pré aquisição de site por exemplo, porém um grande destaque vai para o application gateway, que pode trabalhar em conjunto com outros balanceadores de carga e também o WAF (Web Application Firewall) trazendo à tona a segurança de sua aplicação junto com a alta disponibilidade, evitando dores de cabeça.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS

Quer saber ainda mais?

Entre em contato conosco!