Azure Monitor: monitoração e coletor de logs

Azure Monitor

João Pedro Fogaça

Com as empresas procurando facilidade ao encontrar monitoramento de seus recursos, o Azure Monitor tem a capacidade de coletar os logs e métricas com um visual atrativo e didático, trazendo na sua tela tudo aquilo que você precisa saber de seu recurso, desempenho, segurança e integridade.

O que é Azure Monitor?

Azure Monitor é uma aplicação integrada ao qual quando você cria seus recursos dentro do Azure, e é implementando em uma união com o próprio recurso, é possível coletar todos os tipos de logs e métricas de seu ambiente no Azure de forma detalhada, trazendo facilidade e empenhando o seu papel de monitoração, é possível saber quando sua máquina virtual foi desligada e por qual usuário, saber a quantidade de dados saindo pelo seu recurso, desde criar alertas de porcentagem de uso de CPU da sua VM.

Dados do Azure Monitor

Todos os dados coletados de seus recursos no Azure são formados por dois tipos no Azure Monitor, sendo eles: métricas e logs.

Métricas: são logs gerados que os valores serão sempre numéricos ou em formato de gráfico, eles coletam o aspecto de um sistema em um ponto específico no tempo, como por exemplo o desempenho de um banco de dados durante um horário de pico na semana, com ele é possível realizar consulta de datas e descobrir a possível causa dos problemas raiz.

Logs: Os logs contêm diferentes tipos de informações, que são organizados em registros conjuntos de propriedades, são nele que se mostra os eventos na qual se um usuário alterou o tamanho da máquina do Azure, ele mostra em detalhes todo o rastreamento de ações via Azure monitor.   

Também é possível realizar um meio personalizado de coleta de dados, que se chama insights.

Monitoração por insights dos recursos do Azure

Os insights do Azure Monitor fornecem agregação e filtragem poderosa de forma personalizada, ele analisa tendências de dados aos longos do tempo, com ele por exemplo você pode exibir dado de um contêiner diretamente no portal do Azure ou em seu recurso específico, abaixo irei mostrar 3 insights mais usados em recursos do Azure, vale ressaltar que o universo de monitoração do Azure é abrangente, podendo ter integrações com outras aplicações como por exemplo Power BI e Grafana.

Application Insights

Application Insights monitora a integridade e desempenho de seu aplicativo, ele se beneficia da plataforma avançada de análise de dados do Azure monitor para fornecer insights detalhados sobre as operações de aplicativos, esse insights é compatível com seu aplicativo hospedado localmente ou em nuvem, você pode encontrar erros sem que um usuário final o perceba e relate, ele se integra com várias ferramentas de desenvolvimento, uma delas é o visual studio que dá suporte ao seus processos de DevOps. 

Container Insights

Esses insights monitora o desempenho implantado no kubernetes do Azure, oferece a métrica perfeita de monitoração de pool e nodes, também sendo possível adicionar as métricas via API, esse processo é necessário habilitar o monitoramento a partir do cluster do kubernetes, os logs e as métricas são absorvidos automaticamente e gerado também no log Analytics (recurso de logs). 

Azure Monitor

Insights de VM (Máquina Virtual)

O insights de VM monitora a capacidade, integridade e desempenho, com ele é possível criar alertas de por exemplo, se a VM chegar a 75% de uso da CPU enviara um e-mail de alerta ao usuário, também é possível monitorar o pico da máquina caso existir dentro um scale set, com a regra criada alertará quando necessário subir uma nova máquina (AutoScale), e fará o processo automaticamente, indicado por exemplo para aplicações de sites de lojas online, essa solução inclui suporte para monitoração de desempenho e dependências de qualquer aplicativo hospedados em outro provedor de nuvem ou localmente.

Azure Monitor

Alertas automatizados do Azure Monitor

A monitoração do Azure trabalha junto lado a lado com o seu alerta, ele nos alerta sobre condições críticas, e podem automaticamente corrigir na medida necessária.  

As regras de alerta usam métrica e Logs como apresentação e fornece em tempo real baseado em valores numéricos, já as regras baseadas em logs, permitem uma lógica complexa de dados de várias fontes, aprofundando nos problemas e trazendo a solução.

As regras de alertas do Azure Monitor trabalham usando grupos de ações, que abrange a configuração de alerta e podendo receber até SMS como forma de aviso crítico como por exemplo: se um Servidor desligar ou houver uma grande saída de dados do Azure, logo após enviar o aviso crítico, o servidor é ligado novamente e retirado a conexão à internet da VM.

Conclusão

A monitoração de seus recursos é essencial e deve ser analisada como forma preventiva em todos os recursos do Azure. É recomendável que seja feito regras de ações de acordo com seu ambiente e aplicar os insights onde ganha destaque pois é um meio personalizado de monitoração trazendo especificadamente os dados necessários para seu ambiente empresarial.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS

Quer saber ainda mais?

Entre em contato conosco!