- +55 11 2090 1420
- contato@wtsnet.com.br
- Suporte
João Pedro Fogaça
Hoje em dia, com a evolução tecnológica, muitas companhias buscam soluções modernas com fácil implementação e que entreguem segurança e otimizem a operação no seu dia a dia.
O servidor de arquivos ou “file server” vem evoluindo e se modernizando cada vez mais e a Microsoft desenvolveu o Azure Files, serviço que permite que você gerencie totalmente seus arquivos em nuvem, fornecendo facilidade e eficiência na transferência de arquivos, com total segurança.
O Azure Files são compartilhamentos de arquivos totalmente gerenciados pela nuvem que utilizam os protocolos SMB e NFS. Os compartilhamentos podem ser acessados através do Windows, Linux e MacOS. Com ele, você pode migrar ou implantar seus arquivos/documentos on-premises para a nuvem ou até mesmo usar em modo híbrido (Cloud e on-premises), trazendo mais facilidade e segurança no compartilhamento de arquivos de sua empresa, ainda é possível gerenciar todo seu compartilhamento direto da nuvem.
Um dos principais benefícios é você não precisar ter um servidor em nuvem, isso faz com que ocorra uma redução de custos. O Azure Files é configurado através de uma storage account ou simplesmente um disco em nuvem e possui sincronismo com AD on-premises ou AAD em nuvem.
Outro benefício é evitar manutenção no servidor on-premises e qualquer acidente que possa ocorrer dentro do seu CPD, além da queima dos equipamentos, falha de serviços no servidor (onde pode ocorrer falha de um sistema importante) e travamentos devidos a limitações de hardware.
Todo seu acesso compartilhado é via protocolos SMB e NFS padrão, que significa que você pode substituir facilmente seus compartilhamentos de arquivos locais pelos do Azure, sem se preocupar com compatibilidades de aplicativos e sistema.
Existem várias ferramentas de migração de arquivos para o Azure Files e você pode escolher a que se encaixa melhor:
Tem suporte aos compartilhamentos de arquivos do Azure e total preservação de fidelidade de arquivos. Recomendado pela Microsoft.
Tem integração nativa ao Azure e total preservação de fidelidade de arquivos. Recomendado pela Microsoft.
Com suporte indireto e os compartilhamentos de arquivos do Azure podem ser montados como unidades de rede em servidores e total preservação de fidelidade de arquivos. Recomendado pela Microsoft.
Tem suporte aos compartilhamentos de arquivos do Azure e oferece suporte total a metadados. Recomendado pela Microsoft.
Tem suporte aos compartilhamentos de arquivos, mas não é totalmente recomendado, pois além de não dar suporte à copias diferenciais, algumas fidelidades dos arquivos podem ser perdidas.
Tem suporte aos compartilhamentos de arquivos, mas não é totalmente recomendado, já que pode perder a maioria da fidelidade dos arquivos.
Primeiro passo para criação do seu file server é a configuração de uma storage account (conta de armazenamento) na nuvem.
Após isso, o segundo passo é a definição do tipo da storage account a ser criada.
Por fim, o terceiro passo é a configuração da storage account e depois iniciar a migração dos arquivos.
Mais detalhes sobre storage account (https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/storage/common/storage-account-overview)
Aproveitando a tecnologia em nuvem oferecida pela Microsoft, também implemente junto ao seu File Server no Azure, um cofre de backups do Azure, evitando qualquer acidente causado, e que usuários finais apaguem pastas/arquivos sem querer. Usando o backup Azure, restaure a qualquer momento quaisquer arquivos/pastas específicos.
Em questão de praticidade, eficácia e eficiência o Azure Files tem um grande e vasto poder de facilidade em seu ambiente, trazendo mais segurança, e evitando dores de cabeça com equipamentos e desastres no seu servidor de arquivos local, em conformidade. Vale ressaltar outro grande ponto no Azure Files, já que nele você pode complementar a segurança de seu ambiente, realizando backups diretamente do próprio Azure, gerenciando tudo com apenas com uma assinatura.
ÚLTIMOS ARTIGOS