- +55 11 2090 1420
- contato@wtsnet.com.br
- Suporte
Johnny Hudaba
Através da evolução da tecnologia, cada vez deixaremos de utilizar aplicações instaladas em nossos computadores e usaremos cada vez mais aplicações em nuvem, ou seja, acessando-as através de qualquer navegador.
Sendo assim a Microsoft, a frente de seu tempo, investiu de diversas formas para trazer os aplicativos que mais utilizamos como Word, Excel, entre outros, para que possamos acessa-los através do navegador, de forma simples e fácil e uma delas é o Sway que é uma alternativa incrível para o Powerpoint.
O Microsoft Sway, é uma opção da Microsoft para disponibilizar aplicações mais leves e somente através do ambiente Cloud, facilitando o uso, principalmente do Powerpoint, pois como mencionado, o Sway é uma ferramenta melhorada do Powerpoint, fornecendo mais formas de trabalhar através dela, do que simplesmente deslizar para o próximo slide.
Qualquer usuário pode utilizar o Microsoft Sway, inscrevendo-se em uma conta gratuita da Microsoft e usuários que possuem o Microsoft 365 também podem. Logicamente que existem algumas diferenças entre a versão gratuita e a versão paga, mas esta última está principalmente no lado administrativo, permitindo que você tenha uma proteção por senha através do Sway, para que suas informações permaneçam mais seguras. Há também algumas diferenças na quantidade de conteúdo que você pode encaixar em um único Sway, mas a versão grátis ainda fornece mais do que o suficiente para um usuário médio.
Se há algo mais intimidante do que olhar para um documento no Word em branco perguntando-se o que escrever, é olhar para uma apresentação em PowerPoint e ela estar em branco, imaginando o que adicionar no documento.
As apresentações são por sua natureza destinadas a outros verem, e muitas vezes as pessoas têm medo de falar em público, então o PowerPoint é uma forma de melhorar essa expectativa e trazer mais segurança para a sua apresentação.
Este medo sempre foi um dos maiores problemas com apresentações e felizmente a Microsoft reconheceu isso, trazendo para o mercado o Sway. Como a maioria das pessoas não são especialistas em design ou layout, então a Microsoft preparou uma grande variedade de modelos para as suas apresentações mais comuns e assim ajudá-lo a passar pelo processo de criação.
Esses modelos incluem coisas como apresentações de negócios, portfólios, currículos e boletins informativos. Eles também fornecem várias apresentações “inspire-se” para lhe dar uma ideia das coisas que o Sway pode fazer.
Se o que você está escrevendo sobre não aparecer aqui, ou você está apenas preso no que colocar em sua apresentação, Sway pode ajudá-lo a construir um esboço. Há uma opção “Iniciar de um tópico” que trará um seletor de tópicos a partir do qual escolher.
Não podemos enfatizar o suficiente como esta parte de Sway é impressionante. Se você inserir um termo — como “tecnologia”— o Sway produzirá o esboço de uma apresentação para você, com definições, usos, áreas para cobrir, tópicos, imagens e muito mais. Tudo isso é alimentado a partir de dados da Wikipédia e fornece links completos de volta para as páginas que usa. Não há muito a dizer sobre isso antes de ficarmos sem superlativos, então, realmente, tente você mesmo. É simplesmente brilhante.
Há também uma ênfase decidida em contar histórias, em vez de apresentar. Sway é projetado para uma estrutura narrativa que flui, da esquerda para a direita ou para baixo, e o apresentador (ou leitor) pode usar uma roda de mouse para se mover através dele em vez de um botão ou um clique. Esta é uma distinção pequena, mas sutil; PowerPoint parece uma série de passos, mas Sway parece uma jornada, então é mais fácil seguir o fluxo como se você estivesse lendo naturalmente. Por essa razão, Sway não tem slides; tem um único enredo.
Outra grande característica do Sway é sua capacidade de ser automático. Para alguns, tal característica pode parecer uma restrição, mas na verdade é uma forma de facilitar a tarefa.
Um tema geral de um Sway pode ser selecionado pelo usuário e alguns ajustes adicionais podem ser feitos. Porém, o mecanismo de design incorporado escolhe como o seu cartão se parecerá. Em outras palavras, os usuários têm pouco controle sobre a formatação de elementos individuais. Ao minimizar a quantidade de ajustes, o aplicativo é mantido simples e otimizado para criar apresentações rapidamente.
O algoritmo por trás do design do Microsoft Sway faz as apresentações parecerem coerentes e otimiza o design para visualização em diferentes dispositivos.
Ao contrário do PowerPoint, não há opção para criar conteúdo no próprio Sway. Toda mídia que precisar ser incorporada tem que ser carregada no programa. Os conteúdos podem ser carregados diretamente de uma variedade de fontes. Isso ajuda a simplificar o processo de criação, e minimiza o tempo gasto na produção. As fontes incluem YouTube, Facebook e Flickr, por exemplo, além de outras plataformas, como o próprio Office (Word, Excel, PowerPoint), e outros programas.
Isso significa que uma apresentação do Sway pode ser esboçada no Word, ou uma apresentação em PowerPoint pode ser convertida em uma história do Sway, com cabeçalhos, textos e mídia automaticamente divididos em cartas e seções.
O Microsoft Sway também pode ser compartilhado para coautoria e colaboração.
O usuário escolhe se o Sway deve ser visualizado como rolagem vertical, horizontal ou em um modo de apresentação. Isso fornece flexibilidade em como a apresentação será feita, como será incorporada em um site ou como a ferramenta de apresentação será demonstrada. Uma vez que um Sway é concluído, é possível reproduzi-lo no modo de visualização desejado e compartilhá-lo.
As apresentações podem ser divididas através da galeria pública do Google Docs, por exemplo, via mídias sociais, como um link, ou como uma peça de mídia incorporável.
Um dos principais atrativos atuais do Sway é a sua capacidade de ser incorporado a outras plataformas. Por exemplo, produtores de conteúdo para plataformas de ensino a distância, como a Eadbox, tem se beneficiado das facilidades da ferramenta para ampliar sua interatividade e o dinamismo de suas aulas.
Professores, ou tutores, podem criar planos de aula usando o Sway com todos os recursos organizados relacionados à lição. Os recursos on-line são criados na nuvem, como notas, apresentações, mídias, entre outros. Tais aspectos podem então ser adicionados e removidos do plano, fornecendo links para recursos externos, referências e aprofundamentos. Então, o professor pode compartilhar essas lições dentro de suas aulas. Tal princípio está diretamente ligado à metodologia empregada pelo ensino a distância. Um treinamento feito na plataforma Eadbox segue tais princípios de composição e compartilhamento de conteúdo.
Apesar de ter, em grande parte, uma série de conteúdos que são continuamente reproduzidos, o ensino a distância permite flexibilizar a propagação de informações através de ferramentas incorporadas nas aulas. E o Microsoft Sway é uma delas, já que pode ser facilmente manipulado por produtores de conteúdo. Outra característica que traz o Sway para dentro da plataforma Eadbox é sua fácil incorporação. Com um código de inserção, disponibilizado na própria ferramenta, é possível colocar a história criada dentro da plataforma. E tal combinação de funcionalidades é sinérgica com o ensino a distância e sua utilização.
O desenvolvimento da tecnologia e a propagação da internet têm levado as ferramentas a serem cada vez mais portáteis. Hoje, é possível ter aula à distância em qualquer dispositivo que tenha acesso a internet, como tablets e smartphones. Da mesma forma, o Microsoft Sway é uma ferramenta criada visando tal mobilidade. Portanto, tal união é uma forma de facilitar o acesso do aluno ao conteúdo disponibilizado da maneira mais portátil possível.
Tratando-se da Microsoft, sempre ficamos ansiosos em saber como a empresa irá nos surpreender com novas tecnologias e o Sway é mais uma grande evolução.
Com a nova era do ambiente Cloud, cada vez mais pensaremos menos em software ou sistemas que sejam necessários à sua instalação em um dispositivo, dito isso, o Sway junto de todos os outros Softwares da Microsoft, traz para nós a evolução do próprio Powerpoint, melhorando o seu desempenho e facilitando as nossas vidas.
ÚLTIMOS ARTIGOS