Como manter e gerenciar seu desktop em nuvem com WVD

Como manter seu desktop em nuvem com o WVD

Por Cristiano Ribeiro

Com a pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram que realizar mudanças em sua estrutura de trabalho, e para isso, o trabalho remoto foi a solução encontrada para garantir a produção da companhia em um ambiente seguro. Desta forma, a nuvem passou a ser cada vez mais utilizada pelas empresas, seja ela pequena, média ou de grande porte, isso porque esta solução oferece um serviço cada vez mais prático e rápido, e com custo reduzido, o que acaba democratizando o uso para todos. Hoje mostraremos como o Windows Virtual Desktop, o WVD, pode auxiliar no gerenciamento do serviço de desktop em nuvem.

O que é o WVD?

O WVD é um serviço de virtualização de desktops e aplicativos executados na nuvem. Com ele, é possível ter acesso a essas máquinas virtuais através de um RDP simples ou através do RDP incorporado à um cliente do WVD e ainda pela WEB 

Já falamos sobre o WVD aqui em nosso blog, você pode conferir mais detalhes neste artigo:

Home Office WVD

Como podemos acessar os recursos do WVD?

Existem várias formas de acesso a esses recursos, no entanto, pensando em custo benefício, o recomendado é a utilização do equipamento Thin Client, que nos permite acessar esses recursos do WVD sem gastar muito.

Atualmente existem vários Thin Client homologados pela Microsoft para utilização do WVD. Confira quais são eles aqui:

Outras formas de acesso ao WVD são computadores com Windows e Mac, onde é possível instalar o aplicativo do WVD e ter acesso a esses recursos. Já em computadores baseados em Linux, o acesso é possível somente através da web.

Microsoft 365

Para o uso do WVD é necessário ter licenças do Microsoft Office 365. Essas licenças permitem o uso do WVD em nuvem como uma licença de TS nos servidores “on premise”.

Também é possível utilizar aplicativos do Office 365 no WVD, para isso basta instalá-los em modo de licenciamento compartilhado.

Todos os aplicativos tais como Word, Excel, MS Outlook, Teams podem ser utilizados e configurados no WVD.

Gerenciamento de Perfil (FSLOGIX)

Quando falamos em utilizar desktop em nuvem, podemos dizer que existem duas formas de se fazer. Uma é compartilhando o mesmo computador para vários usuários e a outra é computador pessoal. A mais utilizada por conta do custo benefício é a compartilhada, já que vários usuários conseguem ter acesso a um computador compartilhando recursos.

Mas como gerenciar o perfil dos usuários se tivermos mais de um computador virtualizado no WVD?

A Microsoft recomenda e utiliza o FSLOGIX, que é uma solução de perfil de usuário que utiliza contêineres. O FSLOGIX foi projetado para perfis em ambientes remotos, como o WVD. Ele armazena cada perfil de usuário completo em um contêiner e ao entrar esse contêiner é anexado ao ambiente de computação usando o VHD (disco rígido virtual). O perfil do usuário carrega imediatamente e todas as alterações são salvas nesse VHD imediatamente.

Quando utilizamos o FSLOGIX, temos mais um recurso muito bom e que devemos sempre nos preocupar que é o local onde armazenamos esses VHD.

Atualmente o armazenamento dos perfis são feitos através do Profile Container e do Office Container e podem ser armazenados através do SMB em um servidor “on premise” ou nuvem.

Existe um complemento já disponível no próprio FSLOGIX que é o Cloud Cache, que é uma solução mais completa que vamos falar seguir.

Cloud Cache (FSLOGIX)

O Cloud Cache é uma funcionalidade incremental ao Profile Container e Office Container. A grande vantagem do Cloud Cache é que você consegue salvar os VHD em 2 locais ou mais. O Cloud Cache é configurado nos registros das máquinas virtuais através de GPO ou local em cada computador.

Os perfis são salvos em servidor on premise ou nuvem e também numa storage account no Azure, assim conseguimos ter uma réplica de todos os perfis salvos em uma storage account. Todos os perfis são salvos no SMB primeiro e depois replicados para a Storage Account.

O Cloud Cache é uma experiencia agradável e produtiva para seu ambiente em nuvem.

wvd

Conclusão

O WVD veio para facilitar e cada vez mais melhorar a experiencia em nuvem para todos. Existem diversas formas de acesso à ambientes “on premise” e até mesmo em nuvem e o WVD veio para deixar tudo isso cada vez mais prático. Desta forma, destacamos que esta é uma solução completa em desktop virtual e que veio para ficar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS