- +55 11 2090 1420
- contato@wtsnet.com.br
- Suporte
Por Gabriel Ferreira
A estratégia de backup 3-2-1 é uma abordagem para aumentar as chances de que um dado crucial de uma empresa em caso de perda ou desastre tenha recuperação, esta estratégia ajuda a cobrir a necessidade de guarda de dados por longos períodos. Um exemplo que pode ser citado são verticais de negócio, como hospitais, que precisam armazenar os dados de seus pacientes por longos anos sem perdas.
A estratégia 3-2-1 pode ajudar a salvar seus dados em caso de desastres, erros humanos ou ações de intrusos, como ataques de ransomware, cada vez mais comuns. Ela consiste na diminuição das probabilidades de erro no caso de recuperação dos dados, através de algumas recomendações simples, como as listadas abaixo:
Gerar três cópias de único backup;
Fazer o armazenamento em dois meios físicos e lógicos independentes entre si. Ex.: uma cópia armazenada em um disco rígido interno e a segunda armazenada em uma unidade HD externo ou fita;
Monitorando os seus dispositivos em sua rede, também é possível realizar o gerenciamento de patches, ou seja, realizar de forma automatizada, a instalação dos patches de atualização. Isso faz com que todos os seus dispositivos estejam sempre atualizados, minimizando a possibilidade de brechas que possam ser utilizadas para invasões e roubos de informações sigilosas.
Importante endossar, que com a nuvem ficou mais fácil seguir estratégias de backup já tão difundidas. Antigamente tinha-se que armazenar fitas em empresas especializadas, o que gerava complexidade logística e custo elevado. Hoje em dia, só em casos específicos isso será necessário.
Atualmente temos soluções de armazenamento em nuvem inclusive geo-redundantes, mais baratas e eficientes que garantem os dados fiquem seguros e sempre disponíveis para recuperação. Alguns exemplos que podemos pontuar são o Azure e o Acronis, que entregam uma estratégia completa de backup local e em nuvem seguindo ou até aprimorando a estratégia 3-2-1.
Para ser mais específico, a regra de backup 3-2-1 implica que você deve fazer:
– 3 cópias dos seus dados
– 2 cópias locais em 2 mídias diferentes
– 1 backup externo
* Saiba que a implementação da estratégia de backup 3-2-1 deve ser acompanhada por boas práticas juntamente com o método.
A seguir listamos algumas das boas práticas que devemos implantar com as soluções de backup:
– Analisar os backups mensalmente ou semanalmente para garantir que em caso de desastres, os backups tanto locais como em nuvem estejam íntegros para uso;
– Criptografia forte dos dados para garantir que os dados não sejam contaminados ou adulterados;
– Implementar processos de recuperação de dados de emergência pois caso aconteça um ataque cibernético como ransomware, é necessário a limpeza do ambiente antes de recuperar qualquer dado.
A implementação da estratégia de backup 3-2-1 não precisa ser dispendiosa ou excessiva. Ela é útil para organizações de qualquer tamanho, desde que estejam preocupadas com a segurança crucial dos dados e sempre utilizem as boas práticas. Com isso, terão sucesso em manter seus ambientes em conformidade independente da tragédia, sendo ela um incêndio ou ciberataques que estão cada vez mais comuns.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS