IaaS: Conheça o modelo de serviço e seus benefícios

asphalt-aspiration-clouds-215

Encerro aqui a série de artigos sobre os modelos de serviços em nuvem, nos artigos passados falei sobre PaaS e SaaS e desta vez falarei sobre IaaS ou Infraestrutura como serviço.

IaaS é um modelo de serviço em nuvem onde se é possível contratar servidores ou estações de trabalho que ofereçam toda a infraestrutura (Hardware, armazenamento, memória etc.) necessária para se implantar uma solução. Em muitos casos é o primeiro passo na jornada para a nuvem, sendo análogo ou muito parecido com uma infraestrutura virtual local, mas com uma diferença vital, sendo muito melhor. Neste tipo de serviço é muito difícil encontrar algum software que não tenha capacidade técnica de funcionar o que torna esta uma das mais fáceis formas de iniciar nesse novo mundo. Veja abaixo alguns benefícios:

Cloud-service-models-e1500291137271
On Premisses x Modelos mais comuns de serviços em Nuvem

Agilidade e simplicidade:

O serviço tem atraído muita atenção de empresas que necessitam implantar soluções de forma rápida em nuvem.  Fica mais simples o desenvolvimento de um projeto usando IaaS, pois a infraestrutura pode ficar pronta em questão de minutos. Esse é um cenário totalmente diferente do tradicional, em que a empresa precisa de dias, semanas ou até meses para preparar toda a infraestrutura necessária (Time to market) para dar início a um novo projeto, atrasando o seu desenvolvimento ou até mesmo perdendo timing de demandas do negócio.

Redução de custos:

Ao contratar um serviço de nuvem de um fornecedor, a empresa paga por seu uso, o que pode ser contabilizado por horas de utilização, não é necessário se preocupar com os custos iniciais de compra de um servidor local,  e além do mais não é necessário gastar mais com manutenções de hardware. 

Flexibilidade:

Empresas quando pensam em mover workloads para a nuvem, normalmente pensam em IaaS como primeiro passo, é muito mais fácil criar ou clonar uma infraestrutura parecida com a que se tem on-premisses do que refatorar toda a aplicação para rodar em plataforma como serviço, esse tipo de migração denominado Lift and Shift faz com que o tempo para se ter o ambiente cloud operacional, seja menor.

Escalabilidade de recursos:

A possibilidade de aumentar ou diminuir recursos  (escalonamento vertical) conforme a necessidade é uma das melhores vantagens nos modelos de serviços em nuvem, dessa forma não se corre risco de desperdiçar capacidade e também obtêm-se economia , o que não ocorre para os cenários de soluções locais a medida que necessita de mais desempenho e capacidades que muitas vezes acabam não sendo utilizadas futuramente.

Conclusão

Aproveitar as capacidades sem desperdiçar recursos parece ser um caminho sem volta. A nuvem, quando utilizada de forma abrangente ou coesa, pode trazer muitos benefícios às empresas com a flexibilidade, escalabilidade e recursos “embutidos nela”, seus serviços podem suportar uma infinidade de situações, basta estimar, procurar um bom Cloud Solution Provider (CSP) e fazer com que o novo ambiente ampare o crescimento de sua empresa, sem complicações.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Picture of VICTOR MATSUMOTO

VICTOR MATSUMOTO

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalha na área Suporte técnico a clientes. Desenvolvendo atividades na área de Infraestrutura, Segurança e Cloud. Atua em projetos de implantação de Firewalls, Endpoint protection e em regularizações de licenciamento Microsoft, possuindo certificações nestas áreas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS